projeto ArteTerapia


Projeto ArteTerapia

TEMA: Arteterapia

DURAÇÃO:
enquanto houver demanda.

PÚBLICO ALVO:
hiprtensos, depressivos (saúde mental abalada), população apartir dos 03 anos de idade.

AUTORA: Carolina Reis


 

 

JUSTIFICATIVA: Vivenciar a alegria do bem estar e da convivência (Sociabilidade em um coletivo artístico), motricidade, melhoramento substancial da qualidade de vida.Prevenção de doenças cardiovasculares, hipertensão, e doenças do sistema nervoso(central)

OBJETIVOS:
Trabalhar a percepção tátil, a coordenação motora fina e grossa, as linhas, as cores, os aromas, as medidas, os numerais, formas, texturas e as conseqüências.
Despertar o interesse pela preservação do meio ambiente, assim como as formas de vida e sua sobrevivência.
Observar o meio natural e das relações interpessoais e pessoais, desenvolvendo a curiosidade e a prática investigativa de cada individuo, ampliar a visão sobre o universo, e sobre a prória vida, filtrar a capacidade de discernimento, amentar a auto estima, gerar melhor qualidade de vida.

CONTEÙDO
 Atividades em sala de aula (ateliê) e fora, no intuito de captar as paisagens para reprodução em tela
  Jogos
  Dinâmicas
  Culinária(desenvolver destreza e abilidades manuais)
  Desenvolvimento do plantio de flores, hortaliças e afins, (observação da natureza)
Técnicas de pintura
òleo sbre tela
acrílica sobre tela
Te turas
aplicações
mensagens e debates
atividades fisicas direcionadas
Música e dança
Passeios
incentivo a leitura
orientação de ações preventivas na saúde
Palestras
E posições dos trabalhos realizados
Vernissage periódica
Pátinas.

MATERIAS UTILIZADOS:
Papéis (sulfite, cartolina, color set, jornal, papel de seda, crepom, laminado).
Palitos de churrasco; Garfinhos de madeira.
Sucatas (garrafa pet de diferentes cores e tamanhos; tampinhas de plásticos).
Tesoura com ponta arredondada, cola branca e colorida, lápis de cor, giz de cera, giz de lousa, régua, gliter.
Agulha de costura, fio de náilon, barbante, fita adesiva transparente e branca, botão, pincéis, trinchas, E.V.A. telas.
Sementes e mudas.
Tintas óleo (para pintura em tela), tintas acrílicas (para pintura em tela), óleo, late ,
massa óleo, massa acrílica, pasta para modelagem.
Espátulas.
Pentes
Solventes (água raz, tiner, pintof )
Secante de cobalto
Gel (óleo, acrílico)
Goma laca
Óleo de linhaça
Telas para pintura (diversos tamanhos)
Painéis para pintura (diversos tamanhos)
Eucate
Moldes
Paletas (bandejas de isopor, azulejos)
Pincéis(comuns, e, pelo de Marta)
Cai as de MDF
Latões
Tecidos (retalhos)

que é Arteterapia?


A arteterapia é uma modalidade terapêutica, que utiliza os diferentes fazeres expressivos – dança, música, teatro, literatura - aliados às artes plásticas, como possibilidade de expressão, de comunicação e de resgate do potencial criativo.
A utilização dos diferentes materiais plásticos, aliados às técnicas dos desenhos, da modelagem, da pintura e da colagem, e à construção com sucata, entre outras, permitirá uma nova configuração e materialização dos conteúdos simbólicos.
A expressão plástica, durante o processo terapêutico, facilita o acesso a conteúdos mais interiorizados, carregados de símbolos, que ao serem decodificados pelo sujeito, permitem novas formas de exploração e elaboração desses conteúdos.
O sujeito é levado a movimentar-se pelo mundo das linhas, das cores, das formas, dos volumes e das texturas. Sente seu mundo interno e externo fluindo mais livremente a cada pincelada. O trabalho da construção de um espaço criativo é acionado permitindo a expansão de novas possibilidades criativas, organizadoras e integradoras da psique. A arte é uma atividade milenar, é a expressão e o registro mais antigo dos diferentes potenciais humanos. Ao se expressar com e através da arte o homem o faz por inteiro; seu corpo, sua percepção, sua emoção, sua intuição estão presentes e atuantes, deixando a sua marca, fazendo-se conhecer, sendo.
Objetivo da arteterapia: resgatar, desenvolver e ampliar o potencial criativo do sujeito, através do processo arteterapêutico tendo a arte como fator essencial fundamental do seu existir.

Sobre o Benefício da Pintura em Tela

Houve um tempo em que a pintura em tela se resumia somente em técnicas envolvendo desenho, cores, planos de profundidade, sombra, luz, etc. Hoje, se percebe que a pintura vai muito além disso tudo. São importantes sim, mas observou-se que além do resultado final da obra, surgiu um resultado que se tornou mais importante nesses dias de tensões, estress e conflitos emocionais. A pintura tem proporcionado ao pintor o sentimento de prazer pela vida. Os sentimento de gratificação ao final de uma obra tem dado a muitos iniciantes, principalmente, alegria de plenitude e realização. Por isso, muitos médicos têm indicado a pintura como forma de terapia ocupacional. Já tive experiência, entre outras, com aluna convalescente de AVC (Acidente Vascular Cerebral) que recuperou não somente os movimentos manuais, como também a fala, o discurso quase fluente, devido às conversações do grupo na pintura, que a fazia sentir-se novamente sociabilizada. Algumas pessoas procuram a pintura por sentirem-se deprimidas e com a sociabilização e realização artística, recuperam-se em curto prazo.
Há também é claro aqueles que procuram a pintura pela técnica e se desenvolvem bem, tornando-se logo independentes das orientações.
Então, a pintura em tela pode ser um coadjuvante aos tratamentos além de, é claro, prazer muita gratificação pessoal independentemente das situações citadas.

 

Sobre a tinta:

As tintas, assim como todo o material de pintura, não precisam ser caras mas devem ser de boa qualidade para que o resultado final da obra seja agradável, valorisado e principalmente, durável. O que define e diferença de preço entre as marcas é a quantidade de pigmento concentrado. As marcas importadas são mais caras porque são mais concentradas. Porém, há marcas nacionais de boa qualidade com preços acessíveis. A decisão de investir em tintas mais caras só deve ser tomada depois da certeza pela atividade e depois do aprimoramento na técnica.
Existem, pra uso direto na tela, dois tipos de tinta no mercado que são a tinta á óleo e a tinta acrílica.
A diferença entre as duas, são basicamente as seguintes: a tinta à óleo, como a própria definição diz, é produzida tendo como base o óleo (normalmente óleo de linhaça), no qual é misturado o pigmento que dá a cor característica da tinta. Esses pigmentos podem ser derivados de metais pesados como cobalto, titânio, cobre, zinco, prata, o que pode restringir o tempo de contato com ela e não ser bem recomendado pra grávidas recentes. Essa tinta tem secagem mais demorada. Normalmente, cerca de sete dias pra secagem de toque e meses pra secagem final. Por ter óleo de linhaça como base, ela só deve ser diluída por esse mesmo óleo, encontrado no mercado pra esse fim. Por causa da secagem mais demorada, essa tinta é mais recomendada pra iniciantes que podem refazer detalhes que lhe desagradarem, sem maiores transtornos. Sendo gordurosa, usamos solventes e detergentes de louça, na limpeza de seus pincéis.
A tinta acrílica, tem como base a resina acrílica não tóxica. As cores costumam ser as mesmas da tinta à óleo, porém sem riscos à saúde. Sua secagem é quase que imediata, dificultando aos inexperientes os efeitos como mesclagens, sobre a tela. Pra diluir a tinta acrílica há um produto chamado médium acrílico, que retarda um pouco sua secagem e facilita seu manuseio. Pra lavagem final dos pincéis pode-se usar água pura e pra limpeza mais profunda detergente de louça.
O PODER da DECISÃO




"No tocante a todos os atos de iniciativa e de criação, existe uma verdade fundamental, cujo conhecimento mata inúmeras idéias e planos esplêndidos: a de que no momento em que nos comprometemos definitivamente, a providência também se move.

Para ajudar-nos ocorre toda espécie de coisas que em outra situação não teriam ocorrido. Toda uma corrente de acontecimentos brota da decisão, fazendo surgir a nosso favor toda a sorte de incidentes, encontros e assistência material que nenhum homem sonharia que pudessem vir ao seu encontro. O que quer que você possa fazer, ou sonha poder fazer, faça-o! Coragem contém genialidade, poder e magia. Comece-o agora!"

J. W. Goethe

                                                     INSPIRAÇÃO

CLIP 1 2 - CLIP 1 2

Atuando nas áreas de Saúde e Social (como agente de saúde), e como professora de pintura em tela pude verificar, ao longo de minha carreira profissional, que pesquisadores e estudiosos do comportamento humano e saúde mental, entendem que o estresse, que atinge nos dias de hoje um enorme número de pessoas, possui como princípio um conflito existencial atrelado a uma gigantesca atividade mental. Sendo verdadeira entusiasta de um processo de cura o mais natural possível , incentivei sempre as pessoas às quais atendi, a buscarem o autoconhecimento através da valorização de sua criatividade e capacidade para manifestações artísticas.
Nos dias atuais, em que quase tudo é industrializado, o trabalho artístico desenvolve nas pessoas, não só habilidades com as mãos, mas também com o cérebro, exercitando a mente, prevenindo uma série de problemas a nível da saúde mental e, principalmente, deixando com que a criatividade ocupe dentro da mente o “lugar” outrora dominado pelo estresse.
Assim, resolvi também , proporcionar um espaço para exercitar habilidades artísticas e criativas, idealizando e executando uma série de produtos  que podem ser conhecidos através da pintura em
tela e em outras formas artísticas, como pura manifestação do universo humano.

Livre
Encontro com a sua Natureza: Artes, Criatividade e os Elementos Naturais Através das artes e do contacto com a Natureza e os seus elementos, é proposto o encontro com as “Naturezas” de si mesmo.

Ao fazer uso da criatividade e das representações simbólicas dos elementos naturais, acedemos ao imaginário e promovemos uma intensa vivência de sensações, pensamentos, intuição e sentimentos.

A Arte-Terapia actua psicologicamente, fazendo uso das artes como meio de comunicação e expressão de sentimentos.

Não é preciso saber desenhar, pintar ou ter qualquer experiência artística, apenas estar motivado para desenvolver um trabalho criativo, contactando com as suas verdadeiras emoções.
 


Criatividade e Imaginação






Criatividade é imprescindível para uma vida saudável e equilibrada, para que se possa encontrar melhores soluções e se sentir cada vez mais íntegro e feliz.

Através do estímulo ao processo criativo será facilitado a iluminação e a reparação de processos psíquicos.

É o re-criar de uma nova realidade e de mundos imaginados por si próprio, para si próprio, de um “mundo possível”.

No espaço de imaginação a realidade e a ilusão se integram e re-criam-se.

A arte actua ampliando sentimentos através do imaginário, num movimento de descobertas e redescobertas.

Afinal, não há criatividade sem imaginação.

Picasso sabia que a arte não é uma verdade. Dizia ele que a arte é uma mentira que nos faz atingir a verdade, e é por esta via, pela qual fazemos uso da imaginação e da fantasia, que poderá ser identificada a verdade de si mesmo.

E porque brincar é bom e divertido, a criação artística no contexto terapêutico promoverá sentimentos positivos através da vivência lúdica.



Individual e em Grupo
Crianças, Adolescentes, Adultos e Idosos


Objectivos:
- Auto-conhecimento.
- Crescimento emocional.
- Desenvolvimento criativo.
- Estimular a imaginação e a fantasia.
- Benefícios consideráveis em todo foro psíquico

-

... Conceito



A Arteterapia integra os conhecimentos advindos da Psicologia às atividades artísticas, trabalhando com o potencial terapêutico, pedagógico e de crescimento pessoal contido em todas as formas de Arte, utilizando-se de técnicas expressivas e vivenciais (desenho e pintura, colagem, modelagem e escultura, dramatização, contar histórias, música, dança e expressão corporal, relaxamento e visualização criativa, entre outros) para facilitar o reconhecimento e desenvolvimento de potenciais, o tratamento do sofrimento psíquico, o auto-conhecimento, treinamentos, dinâmicas de grupo, etc..
A arte relaciona harmoniosamente a realidade e a fantasia, o mundo interno e o externo, dando voz e visibilidade a nossos conteúdos simbólicos, com os quais podemos então dialogar e nos quais podemos nos espelhar, propiciando o auto-conhecimento e o desenvolvimento da personalidade.
Ao trabalhar com elementos que correspondem tanto à natureza humana quanto à planetária, os recursos artísticos utilizados de forma terapêutica promovem uma ampliação da consciência de si, do outro e do mundo, desenvolvendo a nossa capacidade de atuar de maneira responsável e criativa com relação ao nosso momento existencial e ao meio em que estamos inseridos.
Os recursos artísticos podem ser utilizados em diversos contextos (psicoterapia, oficinas de criatividade, reabilitação, educação, trabalho comunitário e institucional, empresas) e com todas as faixas etárias (crianças, adolescentes, adultos e idosos).
Além disso, o caminho da Arte a serviço do crescimento e da vida pode diminuir e/ou neutralizar o impacto da violência que presenciamos atualmente, proporcionando um contato respeitoso e amoroso entre o homem, seu semelhante e seu meio ambiente, proporcionando uma abordagem pacífica e ético-estética da existência.